Teste o seu perfil empreendedor

Olá caro leitor,

Essa semana eu estava dando uma revisada em umas revistas que eu tenho em casa, e achei um teste interessante que pode ajudar você a descobrir qual o seu perfil empreendedor, quais suas habilidades e quais os pontos que podem ser aprimorados. Este pequeno teste não pode e não deve ser levado ao pé da letra, pois como sabemos, os seres humanos são complexos e reagem a determinadas situações algumas vezes de maneira imprevisível.

Mesmo assim, acho interessante dar uma olhada. Auto-conhecimento nunca é demais, não é? Vamos lá!

O teste deve ser preenchido pontuando livremente cada alternativa, de modo que a soma final de cada pergunta seja 5.

Questão 1 – Ao lidar com situações fora do padrão:

A (  ) Me sinto confortável.

B (  ) Me planejo mais.

C (  ) Tento terminar o mais rápido possível.

D (  ) Sempre busco compartilhar informações para tomar decisões.

E (  ) Uso meus contatos para minimizar riscos.

Questão 2 – Em trabalhos de equipe:

A (  ) Busco informações sobre novidades, inovações e idéias.

B (  ) Me preocupo na prevenção contra riscos e problemas futuros.

C (  ) Fico à disposição para o que for necessário à equipe.

D (  ) Sou bom em relacionamentos e extrair o máximo das pessoas.

E (  ) Penso em que posso trazer para o projeto.

Questão 3 – Nesses trabalhos, quando surge um problema:

A (  ) Me sinto incomodado quando pressionado.

B (  ) Sou criticado por ser muito técnico e pouco prático.

C (  ) Fico frustrado pelas dificuldades em concluir o trabalho.

D (  ) Procuro influenciar as pessoas quando algo precisa ser feito.

E (  ) Não me incomodo em pedir ajuda quando necessário.

Questão 4 – Sobre os trabalhos em equipe, penso que:

A (  ) Evito o óbvio e trago visões diferentes sobre a situação.

B (  ) Consigo reunir e organizar as informações para chegar a uma conclusão rápida.

C (  ) Faço as coisas acontecerem por que sou orientado a resultados.

D (  ) O mais importante para mim é criar um ambiente bom para o grupo.

E (  ) Às vezes, a contribuição de gente de fora pode ser muito eficaz.

Questão 5 – Minha contribuição para a equipe é:

A (  ) Ajudo com o meu talento: a criatividade.

B (  ) Posso planejar, controlar, organizar e coordenar recursos.

C (  ) Começo uma atividade e vou até o fim, bem pragmático.

D (  ) Consigo envolver as pessoas e comprometê-las com os objetivos .

E (  ) Busco apoio e recursos da empresa, sou um bom vendedor.

Questão 6 – Fico satisfeito com um trabalho quando:

A (  ) Posso praticar minha capacidade criativa.

B (  ) Posso considerar todas as possibilidades ao analisar uma situação.

C (  ) Consigo pegar um planejamento e transformá-lo em realidade.

D (  ) Tenho a chance de conhecer bem as pessoas da equipe.

E (  ) Sei que posso obter aprovação e recursos para o projeto.

Questão 7 – Se eu falhar em um trabalho em equipe, é porque:

A (  ) Fiquei tão distraído com as minhas idéias que perdi o contato com a realidade.

B (  ) Às vezes, me atenho muito a detalhes e me planejo demais.

C (  ) Em vez de parar para pensar, ajo direto.

D (  ) Posso ser muito democrático, querendo que todos participem, quando não dá.

E (  ) Às vezes, sou muito impulsivo, pulo fases sem pensar nas consequencias.

Questão 8 – Ao lidar com situações de alta pressão:

A (  ) Encontro soluções criativas.

B (  ) Fico calma para estabelecer um plano de ação alternativo.

C (  ) Estou preparado para enfrentar qualquer situação que venha pela frente.

D (  ) procuro energizar as pessoas e coordená-las para que fiquem focadas.

E (  ) Consigo facilmente encontrar ajuda para remover obstáculos.

Some a pontuação de cada letra e veja abaixo em qual perfil você se encaixa melhor.

Em geral, profissionais com potencial empreendedor possuem de dois a três perfis mais desenvolvidos. Veja quais são os seus e atenção àqueles mais deficientes:

Criativo: Tem boa visão de futuro, ótima percepção do ambiente, sempre traz soluções inovadoras e inesperadas. É fraco nos relacionamentos e prefere trabalhar sozinho. Muitas vezes se perde em elucubrações e é obrigado a voltar à realidade sem dar vazão às idéias.

Administrador: Bom em planejamento, é organizado, faz excelentes relatórios e tem visão pragmática. Não gosta de perder tempo e, por isso, é objetivo. Mas tende a gastar tempo planejando e às vezes, deixa a execução de lado, podendo ser burocrático demais.

Realizador: Tem disposição para mobilizar o que for necessário pra atingir resultados. É muito objetivo e motivado por realizações. Não se dá bem com papéis e com burocracia, nem é bom com contatos pessoais, planejamento e criação. Sabe trabalhar em equipe, mas assume a  execução.

Integrador: Ótimo em relacionamentos, é carismático e gera empatia. Tem facilidade para identificar habilidades nas pessoas e é hábil em montar equipes. Comunica-se bem e mobiliza pessoas. Tende a tomar decisões em consenso. Não é bom com burocracias, normas e regras.

Promotor: É dinâmico e expansivo, comunicativo e carismático. Cria uma boa rede de contatos. É vendedor de projetos do grupo, usando as melhores argumentações para conquistar apoio e recursos. Não se atem muito aos aspectos técnicos do negócio.

*Teste publicado pela Revista Você S.A., outubro de 2009.

Publicado em Empreendedorismo. Comentários desativados em Teste o seu perfil empreendedor
